De forma resumida, alguém ser do gênero não-binário significa que essa pessoa não se vê nem no como masculino e nem como feminino, exclusivamente. Ou seja, ela não se sente como pertencente a apenas um desses dois gêneros.

É por esta razão que o nome que se dá é o de “não-binário”, uma vez que a pessoa não se encaixa neste  binário de gênero, que se resume a masculino ou feminino. Dessa forma, acaba sendo um conceito guarda-chuva, que abarca as identidades de gênero que são mais amplas do que esta definição simplista.

Dessa maneira, há uma série de identidades com as quais as pessoas podem se identificar, tais como agênero, demigênero, pangênero, bigênero, intergênero, trigênero, neutrois, entre outras. O importante é ter em mente que é possível se reconhecer entre uma mistura de feminino e masculino ou até mesmo com a ausência de ambos.

Identidade de gênero X orientação sexual

O que é o gênero não-binário

É importante lembrar, ainda, que a identidade de gênero não é a mesma coisa que orientação sexual, conceitos que causam confusão em muita gente. Enquanto a orientação sexual diz respeito ao desejo e à atração, a identidade de gênero diz como a pessoa se reconhece diante do seu sexo biológico. Por isso, está relacionada ao aspecto feminino ou masculino, já mencionado.

Neste sentido, aliás, outro conceito complementar é o de expressão de gênero. Embora ele possa estar relacionado à identidade de gênero, nem sempre é assim que funciona. Em linhas gerais, a expressão é como a pessoa se mostra por meio de comportamentos, roupas, acessórios, etc. Assim, pode estar mais relacionada à expressão masculina, à feminina ou mesmo a uma mistura de ambos.

Exemplos de famosos não-binários

Entender o que significa ser não-binário pode ser mais fácil quando passamos a exemplificar com pessoas que de fato se sentem assim, concorda? Por isso, separamos alguns famosos que se autodeclaram não-binários:

  • Bárbara Paz: a atriz brasileira declarou, em 2021, que se reconhece como não-binária, além de destacar que ela mesma descobriu isso há pouco tempo, após uma conversa com um amigo.
  • Demi Lovato: a cantora  afirmou em um podcast, também em 2021, que se reconhecia como não-binária. Segundo ela, esta conclusão veio a partir de uma reflexão que já fazia a pelo menos um ano e meio.
  • Brigette Lundy-Paine: a atriz da séria Atypical, onde atua como Casey, se declarou assim no ano de 2019. Ela afirmou que sempre se sentiu como uma garota ou um garoto, com “pouco ou nenhum de ambos”.
  • Sam Smith: o cantor declarou, durante uma entrevista em 2019, que estava em algum lugar entre o masculino e o feminino.

Em geral, esta autoafirmação como não-binário acontece depois de um período de reflexão e de autoconhecimento. Contudo, todos afirmam estar mais felizes depois de se aceitar melhor como realmente são.

Entenda a linguagem neutra

Um tema relevante em relação ao que significa ser do gênero não-binário, diz respeito à linguagem. Afinal, se a pessoa não se reconhece exatamente como masculino ou como feminino, como se dirigir a ela com relação aos pronomes?

A situação parece ser um pouco menos complicada em relação à língua inglesa. Neste idioma, a substituição de he (ele) ou she (ela) ocorre por they ou them (eles). É assim, por exemplo, que indivíduos como Demi Lovato preferem ser chamados, ainda que muitos não-binários tenham preferência por algum pronome entre “ele” ou “ela”.

No caso do idioma português, a situação é um pouco diferente. Assim, nos últimos anos começou um movimento de linguagem neutra que visa substituir os marcadores de gênero.

Nesta situação, por exemplo, “ele” e “ela” poderiam ser alterados por “ile” ou “elu”. Além disso, em outras palavras que terminem em “o” ou “a”, a substituição poderia ser feita por “e”, como na palavra filho/filha, que poderia mudar para filhe.

Como é possível notar, não há uma regra geral. Por isso, em caso de dúvida, basta perguntar à pessoa como ela prefere ser chamada. Diante de tanta diversidade, o respeito é fundamental.

Gostou dessa publicação? Acompanhe nosso blog para ver mais como esta!