O sentimento por quem você ama pode ajudar você a dormir melhor? Pois saiba que alguns pesquisadores foram checar a hipótese de que cheirar a roupa do parceiro melhora o sono. À primeira vista esta tese pode parecer estranha, mas na verdade tem uma certa lógica. Portanto, para saber mais e entender se é possível dormir melhor assim, siga lendo!

O que dizem os pesquisadores

Primeiro, vamos conhecer o estudo. Ele foi feito na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, pelos pesquisadores Donald McBurney, Melanie Shoup e Sybil Streeter. Eles começam afirmando que já é fato conhecido que as pessoas deliberadamente cheiram as roupas de seus parceiros. Afinal, quem não gosta de sentir o cheiro da pessoa amada?

No entanto, eles identificaram que, embora seja um hábito comum, é muito pouco estudado no ambiente acadêmico. Então, por que as pessoas fazem isso? O que as motiva? E qual é o papel do olfato no relacionamento?

Ademais, é relevante ter em mente também que os seres humanos têm uma espécie de memória olfativa. Isto é, nós lembramos dos outros também pelo cheiro, algo que pode, inclusive, trazer memórias afetivas.

Assim, com base em perguntas como as anteriores e no fato de que tanto homens quanto mulheres consideram importante o cheiro de quem amam, os autores se motivaram a realizar a pesquisa e responder à questão que motiva essa publicação.

Como a pesquisa foi feita

O estudo tem caráter acadêmico e foi feito dentro de uma metodologia rigorosa. Neste caso, os autores entrevistaram alunos da própria universidade (55 homens e 53 mulheres) que estavam ou já haviam estado em relações heterossexuais.

O alunos deveriam responder a seis questões relacionadas à memória olfativa em seus relacionamentos. Por exemplo, se eles já haviam cheirado as roupas dos parceiros, os perfumes e o quanto prestavam atenção aos cheiros daquela pessoa.

Além disso, eles receberam para usar à noite uma peça de roupa que já havia sido utilizada por seus parceiros e outra limpa. Depois, os participantes voluntários dormiram uma noite com cada uma dessas peças, sem saber qual tinha o cheiro de seu parceiro e qual não tinha. 

O sono dos participantes foi monitorado e, em seguida foram feitas algumas perguntas. Na hora de responder, os participantes deveriam dar uma nota escalonada. Dessa maneira, deveriam avaliar num grau que variava de 0 (para nunca) até 7 (quando faziam mais frequentemente a atividade questionada). 

Afinal, cheirar a roupa do parceiro melhora o sono ou não?

Bela jovem está cheirando a roupa limpa | Foto Premium

Pois bem, sobre o que mais importa: cheirar a roupa do parceiro melhora o sono ou não? Após o questionário, os autores avaliaram as respostas que receberam, bem como os estímulos recebidos pelas pessoas durante a noite.

A partir disso, as conclusões são bem claras: o simples fato de dormir sentindo o perfume usado pelo parceiro resulta em um sono de maior qualidade. 

Além disso, em termos de movimentos na cama houve uma diminuição quando os participantes estavam dormindo com o odor de seu parceiro. Esta observação deu ainda mais força à hipótese de que cheirar a roupa do parceiro melhora o sono. Em resumo, os resultados sugerem que há uma melhora na qualidade do sono, com benefícios físicos e mentais. Incrível, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Então siga nosso blog para mais posts como esse!