Saber o que fazer no primeiro encontro pode ser assustador e gerar certo nervosismo, especialmente entre os mais inexperientes. São vários os pensamentos que vem à cabeça: será que estou com a roupa certa? Será que vou falar algo errado? Que impressão vou dar à outra pessoa?

Portanto, até mesmo para que você sinta mais segurança, é importante já ir preparado para esse encontro. Quer saber como? Então leia

1. O que esse primeiro encontro representa?

O primeiro passo é identificar o que o primeiro encontro representa. Afinal, você deseja apenas algo casual ou gosta dessa pessoa a ponto de pensar em manter um relacionamento mais duradouro?

Em outras palavras, antes de qualquer outra coisa você precisa definir qual é seu objetivo. Se a ideia for apenas uma aventura de uma noite, por exemplo, você não precisa pensar em cativar essa pessoa para uma nova oportunidade.

2. Saiba onde ir

Uma segunda pergunta a respeito do primeiro encontro é: onde ir? Embora essa pergunta não seja significativa em algumas ocasiões (caso você tenha sido convidado(a) e não tenha decidido o local), é bom ter algumas opções em mente.

Então, se puder escolher, prefira um lugar que tenha como características ser romântico, aconchegante e que permita que vocês conversem em paz.

Por isso, se for escolher um bar, por exemplo, cuide para não optar por um que seja muito barulhento. Isso pode acabar prejudicando a comunicação entre vocês.

Porém, se optar por um restaurante mais romântico, então cuide para não ir por um caminho contrário. Isto é, para não assustar seu par e passar mensagens que sejam afetuosas demais e que indiquem algo mais sério.

3. Planeje a duração do encontro

primeiro encontro

Existem pessoas que são mais metódicas, enquanto outras simplesmente deixam as coisas correrem. Essa dica vai especialmente para quem gosta de planejar tudo.

Saiba que, na média, um primeiro encontro deve durar de uma hora e meia a duas horas. Esse tempo garante que vocês tenham uma certa intimidade se a conversa estiver rolando legal e, ao mesmo tempo, evita constrangimentos, caso  o encontro se torne maçante. 

Contudo, isso não significa que você deva ficar contando os minutos no relógio. Isto é útil porque é sempre bom ter uma ideia do quanto você vai ficar para poder se planejar melhor.

4. Esqueça seu celular durante o primeiro encontro

Hoje em dia muitas pessoas parecem se preocupar mais com seus celulares do que com quem está logo ali à sua frente. Você é uma dessas? Então saiba que é melhor se controlar durante o primeiro encontro – e, de preferência, durante os demais também!

Não há nada mais irritante do que você ver a outra pessoa rindo e interagindo mais com o celular do que com você. Se você não gosta, pode ter certeza de que a outra pessoa também não gostará. Por isso, só atenda uma ligação se for urgente.

5. Seja seguro e confiante

Pode ser que você já tenha passado por alguns (ou vários) primeiros encontros sem encontrar alguém que tenha despertado seu interesse. Não se sinta mal por isso, saiba que acontece com muita gente.

O importante é você se manter fiel a você mesmo. Não há necessidade alguma de vender uma imagem diferente da sua e se esconder atrás de uma máscara que não é você.

6. Observe a linguagem corporal

primeiro encontro

Como saber se a outra pessoa está gostando ou não desse encontro? Será que você está mandando as mensagens certas? Será que ele ou ela está na sua?

Pois bem, a linguagem corporal nos dá alguns indicativos preciosos. Fique atento, pois nosso corpo pode falar muito mais do que as palavras.

Então, observe, por exemplo, se o seu date faz alguma das ações a seguir:

  • Espelha seus gestos (por exemplo, toma vinha logo após você tomar);
  • Busca proximidade física (como ao se inclinar para conversar com você);
  • Faz contato físico, mesmo que muito sutil;
  • Dá sorrisos duradouros, sobretudo quando você fala alguma coisa agradável, como uma piada;
  • Mantém contato pelo olhar;
  • Posiciona os pés na sua direção.

Entre outros sinais, estes são ótimos indicativos e representam que seu date está na sua mesmo. Ou seja, você está mandando bem!

7. Ajuste sua postura

Se observar a linguagem corporal do outro é uma boa dica para o primeiro encontro, prestar atenção à sua postura também é fundamental.  O corpo humano fala por si. Assim, mesmo sem perceber, estamos emitindo sinais a todo momento. 

Uma postura ereta, com a cabeça erguida pode ser um bom sinal de confiança, e não há quem não goste disso. Imagine uma pessoa assim e outra com a postura cabisbaixa e toda torta. Qual atrai mais?

8. Saiba se vestir para a ocasião

Vestir-se para o primeiro encontro não significa que você está se casando. Por isso, evite figurinos exagerados. Em vez disso, prefira looks mais casuais, que sejam mais do que o dia a dia, claro, mas também longe de uma festa.

Além disso, lembre-se dos acessórios. Use seus favoritos, sejam brincos, pulseiras, relógios, etc. Ah, e sempre com um perfume agradável (sem exageros) e prezando por bom hálito, é claro.

9. Como se despedir no primeiro encontro

Por incrível que pareça, uma dúvida comum é como se despedir no primeiro encontro. No entanto, isso depende muito de como foi e do que você pretende para depois.

De alguma forma, você deve passar a mensagem do que está sentindo, mas sem muita afobação. Se o encontro foi bom, dê um abraço e, se tiver abertura (o que é provável se foi bom), siga com um beijo. 

Se vocês vão continuar o date em outro lugar ou se vão repetir a dose em outra ocasião, é outra coisa. Dê sinais do que você deseja e tente entender o que a outra pessoa quer, mas sem forçar nada.

E agora que você já sabe o que fazer no primeiro encontro, está preparado? Compartilhe com seus amigos e amigas para que eles aprendam também!