Curiosa à primeira vista, esta dúvida é relativamente comum entre as mulheres. Muitas se perguntam: o tamanho da minha vagina é normal?

Na verdade, o tamanho da vagina pode variar entre as mulheres. Não existem realmente padrões considerados anormais e há uma série de fatores que podem influenciar. Para entender melhor, leia esta publicação.

Qual o tamanho normal da vagina?

Para termos respostas definitivas sobre questões de saúde, precisamos recorrer à ciência. Um estudo publicado em 2018 trouxe resultados importantes a respeito do tema.

Este estudo ouviu 657 mulheres em uma clínica ginecológica de um hospital suíço. As participantes tinham entre 15 e 84 anos.

Veja Também:

O objetivo era identificar se havia um tamanho de vagina que pudesse ser considerado normal. Entre os principais resultados da análise, foram identificados os seguintes tamanhos:

  • Comprimento dos pequenos lábios: entre 4,3 cm e 10 cm;
  • Tamanho do clitóris: entre 0,05 cm e 3,4 cm;
  • Abertura vaginal: entre 0,6 cm e 7,5 cm;
  • Canal vaginal: entre 6,5 e 12,5 cm, com 2,1 a 3,5 cm de diâmetro.

Como você notou, não há um padrão e cada mulher é única. Contudo, é importante destacar as limitações e vieses do estudo. Neste caso, há de se salientar que todas as mulheres eram caucasianas, ou seja, nenhuma outra etnia foi incluída, de forma que há uma falta de representatividade.

No entanto, os pesquisadores chegaram a uma conclusão importante. Segundo eles, não existe uma vagina que pode ser considerada normal. Em vez disso, o que existe são vaginas de vários tipos, formas e tamanhos.

O tamanho da vagina muda o prazer?

Lindo casal deitado na cama Foto gratuita

Agora que você já sabe que o tamanho da vagina pode mudar de mulher para mulher, existe mais uma pergunta que naturalmente deve vir à mente. E então, o tamanho tem alguma relação com o prazer?

Neste caso a resposta é positiva. De fato, os diferentes tipos de vagina podem gerar alguma mudança na sensação de prazer e nas chances de a mulher chegar ao orgasmo. Pelo menos é isso que alguns outros estudos demonstram.

Uma dessas pesquisas foi publicada no Journal of Minimally Invasive Gynecology e relaciona o prazer ao tamanho do clitóris.

Saiba que, com base na pesquisa, um clitóris mais largo oferece uma maior chance de a mulher chegar ao orgasmo. Ou seja, as mulheres que têm um clitóris maior, podem se considerar mais sortudas, concorda?

Alterações durante a vida

Hora do close-up do relógio do período do ano Foto gratuita

As pesquisas também apontam que existem diferentes motivos que podem levar a alterações no tamanho da vagina. Esses motivos são diversos, mas existem alguns que você pode identificar.

A idade e o tamanho da vagina

O primeiro é relacionado à idade e ao tamanho da vagina. Hoje em dia já se sabe que, quanto mais o tempo passa, mais ela deve diminuir. 

O efeito hormonal

Os hormônios afetam a saúde sexual. Nao é diferente no caso do tamanho da vagina. De fato há uma relação entre a produção hormonal e o tamanho da vagina.

Por exemplo, as pesquisas apontam que, quando a mulher está excitada, o tamanho pode até dobrar, ao mesmo tempo em que a região recebe mais ocitocina, o “hormônio do amor”. Dessa forma, também aumentam as chances de a mulher chegar ao orgasmo.

Além disso, os hormônios se alteram também durante a gravidez. Assim, a vagina pode crescer em tamanho para se preparar para o nascimento do bebê.

Esse crescimento é mais facilmente visível no parto. No entanto, com a chegada da menopausa, a produção hormonal começa a cair, o que pode diminuir o tamanho da vagina.

A adaptação ao pênis

Há também uma adaptação do tamanho da vagina ao pênis. Afinal, os homens também têm órgãos sexuais que variam de tamanho. Por sorte, a vagina consegue se adaptar aos pênis de tamanhos diferentes devido à sua elasticidade.

Em resumo, não fique preocupada com o tamanho da sua vagina. Na prática, não existe vagina anormal. Lembre também que ela pode mudar de tamanho durante a vida em função de uma série de motivos.

Ficou satisfeita em saber sobre esta questão? Tem mais algum assunto que você tem dúvidas e gostaria de ler por aqui? Então deixe nos comentários e conheça nosso blog, temos muuitos artigos que você vai gostar: https://misscarlet.com.br/blog-miss-scarlet/