Poucas coisas são tão íntimas e pessoais quanto sex toys. Eles foram criados para ser um complemento do seu corpo, então dedique a eles o mesmo tempo e cuidado que você tem com sua higiene íntima.

Normalmente, lavar com sabão neutro depois de cada sessão de prazer basta para mantê-los limpos e prontos para entrar em ação. Contudo,  é importante lembrar que eles são revestidos de materiais diferentes e alguns deles podem requerer cuidados especiais.

O primeiro passo é sempre ler com atenção (e seguir) as recomendações do fabricante tanto no que se refere à limpeza, quanto no que se refere ao uso e manutenção. Os cuidados adequados com limpeza e manutenção  – que não são muitos -, vão aumentar a durabilidade e, muito mais importante, fazer com que eles estejam sempre prontos para entrar em ação!

De que são feitos meus sex toys?

Muitos sex toys são feitos de silicone, PVC, borracha ou uma mistura desses materiais. Esses materiais são usados porque são seguros para o corpo, mas também macios, flexíveis e agradáveis ao toque. Você também pode encontrar brinquedos feitos de aço e vidro. O material dos brinquedos determinará como eles devem ser limpos.

Nem sempre é fácil saber qual a composição exata do revestimento de um sex toy. Se você não tiver certeza, repetimos,  consulte as recomendações  na  embalagem ou no site do fabricante.

Álcool e produtos de limpeza

Nunca use álcool ou produtos de limpeza (exceto água sanitária e mesmo assim apenas em alguns casos especiais).  Estes produtos podem afetar os materiais sintéticos de composição ou revestimento danificando seu sex toy, ou deixar resíduos que podem causar alergia ou irritação da pele.

Para limpar silicone

O silicone puro é um material macio, porém  resistente e não poroso, o que o torna  fácil de limpar. Uma lavagem com água e sabão neutro é suficiente pra deixá-lo limpo.  Produtos específicos para limpar brinquedos também podem ser utilizados, como o Limpa Toy.

Para limpar borracha e plástico

Estes materiais, assim como o silicone não puro, são porosos e por isso requerem um pouco mais de cuidado na lavagem e assepsia.  O melhor a fazer é usar água morna e sabão neutro e esfregar bem (escovas com cerdas maciais ou  aquela parte amarela das esponjas também podem ser usadas). Deixe secar completamente antes de guardá-los.

Mesmo quando os brinquedos feitos de materiais porosos parecem limpos, eles podem não estar. Por esse motivo, nunca devem ser compartilhados. Neste caso, melhor é ser egoísta e deixá-lo só seu para sempre.

Para limpar vidro e aço

Vidro e aço são materiais resistentes e impermeáveis. Isso significa que você pode usar métodos de limpeza mais suaves. Você pode limpar brinquedos de aço e vidro com água e sabão neutro. Para garantir uma limpeza perfeita, você pode fervê-los por 10 minutos para esterilizá-los.

Muita atenção com lascas e arranhões em brinquedos de vidro ou aço. Sempre faça uma inspeção antes de usá-los. Se verificar a existência de trincas, fissuras ou arranhões é hora de comprar um brinquedo novo.  Não vale a pena correr risco de infecções ou irritações .

Cuidado com seus lubrificantes!

Muito pouco degradará os sex toys mais rapidamente do que usar o tipo errado de lubrificante. Lubrificantes à base de silicone podem reagir com alguns materiais de revestimento ou de preservativos afetando suas condições de uso, proteção e/ou durabilidade. Prefira lubrificantes à base de água, que são hipoalergênicos e seguros para qualquer brinquedo.

Como guardar meus sex toys?

Guarde seus sex toys somente quando  estiverem totalmente limpos e secos. O local deve ser sempre seco e preferencialmente sem exposição à luminosidade. É importante guardá-los protegidos e embalados,  pois os diferentes materiais de composição e revestimento dos sex toys, quando em contato mais prolongado, podem reagir entre si, deixando-os com a superfície viscosa ou mais porosa, abreviando sua vida útil.

A limpeza e o armazenamento adequados da sua coleção de sex toys não é um tópico emocionante, … mas sex toys bem cuidados duram mais e proporcionam muito mais alegria, emoção e prazer.

Posso compartilhar meus sex toys?

Compartilhar o prazer é legal, mas com sex toys que são inseridos no corpo, é melhor redobrar os cuidados. Se você planeja dividir seus brinquedos com outras pessoas, é preciso ter um cuidado extra quando se trata de limpeza. Para evitar problemas, o melhor é usar o brinquedo com camisinha, ou escolher os que são feitos de silicone puro, aço ou vidro. Esses tipos de sex toys suportam melhor limpezas mais rigorosas e, para aumentar a segurança, pode ser usada uma solução de água sanitária (com diluição de uma parte para cada duas partes de água). Lembre-se de lavar e enxaguar bem para tirar qualquer resíduo deste produto de limpeza!

Atenção: brinquedos feitos de materiais porosos podem parecer limpos, mas manterem micro organismos  alojados nos poros, por esse motivo, nunca devem ser compartilhados.  São casos para egoísmo ou generosidade: egoísmo para não emprestar e generosidade para presentear quem estiver pedindo o seu.