Há 50 anos, neste mesmo mês de junho, uma batida policial num acanhado hotel em Nova York desencadeou um dos mais importantes movimentos sociais da atualidade. Conhecido como um local de encontro de gays, lésbicas, travestis e transexuais, o hotel Stonewall Inn, em Nova York, foi o cenário de enfrentamento e resistência de centenas de pessoas contra a violência homofóbica das autoridades.

Em poucos dias o movimento de protesto se espalhou por outras cidades dos Estados Unidos. Desde então, a “Revolta de Stonewall” se espalhou pelo mundo e atualmente é celebrada no mês de junho em centenas de países, nas famosas paradas gays.

Em São Paulo, a Parada do Orgulho LGBT (nome oficial atual) será realizada neste domingo, 23 de junho. O tema escolhido foi “50 anos de Stonewall – nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT+”. São esperadas mais de três milhões de pessoas que se reunirão contra o preconceito e a violência e pelo reconhecimento de seus direitos e igualdade na sociedade.

A diferença entre junho de 1969 e junho de 2019 é poderem continuar sua luta e celebrar suas conquistas com alegria e descontração. Se estiver em São Paulo, venha celebrar a liberdade. A programação começa às 10h, em frente ao Masp.

Já nos segue nas Redes Sociais? Instagram Facebook